domingo, 25 de outubro de 2009

पोलिक्लेते,Praxiteles

Temos aqui a imagem de uma escultura de um jovem cheio de estilos da época clássica “Doriforo” obra do grande artista Policleto, pois, na antiga Grécia a escultura nua tinha um significado muito importante para sociedade da naquela época, o corpo era exibido como forma de troféu. Esta imagem retrata um homem jovem com bela aparecia totalmente nu, com seu físico bem musculoso, pelo o que pode perceber ele parece esta em uma passarela, pois esta com as penas em forma de passo com um braço levantado e outro esticado, sua coluna ereta e a cabaça inclinada como se estivesse se movimentando. No período clássico séc.v a. C as esculturas já começaram a serem apresentadas em formas de movimentos, diferente do período arcaico que eram expostas imóveis, nessa época do período clássico inicia-se uma fase onde a imagem física é muito valorizada e as esculturas passam a serem representas como se estivessem em movimentos, dando lhe mais valor as obras desse período onde se buscava o Maximo de perfeição das características do corpo humano. Esta é uma escultura de “Hermes Dionísio” do artista Praxiteles, que aqui representa o Deus Hermes com o jovem Dionísio, séc. IV a.C. Ela é fabricada em mármore branco de Paros, com 2,15 m de altura. E pelo o que se percebe ah um suporte que aparentar ser um troco que esta coberta com um pano grande, onde o jovem nu se exibe com uma criança ao seu braço que esta também enrolada apenas do bumbum para baixo com um simples pano, o seu corpo bem musculoso com uma perna esticada e a outra em descaso para suporta o peso do corpo e enquanto fica em descansa o troco servi de suporte para as duas imagens, pela a posição da cabeça dar a entender que ele estar com os olhos atentos para a criança que simboliza o gesto da cena em movimento. Na verdade o jovem Deus era o “mensageiro dos deuses, patrono dos viajantes e dos ladrões, deus do comércio, dos atletas, das artes liberais e das belas-artes.” Que na época Helenística as esculturas costumavam serem inspiradas em emoções, e a imagem do homem também era vista como algo muito precioso, como Hermes demonstra esta cuidando de Dioniso e protegendo de Hera pelo o que se sabe das historia, causa fortes sentimentos religiosos e patrióticos. Portanto a obra de Praxíteles nos exprime um ideal de beleza, sentimentos, e impõe características essas do período clássico das artes gregas. Praxiteles - Wikipédia, a enciclopédia livre